Canal oficial do Youtube
https://www.youtube.com/@TheofficialSublime
Começamos fazendo uma leitura prévia da letra da música:
Santeria
I don’t practice Santeria
I ain’t got no crystal ball
Well, I had a million dollars
But I, I’d spend it all
If I could find that Heina
And that Sancho that she’s found
Well, I’d pop a cap in Sancho
And I’d slap her down
What I really wanna know, ah baby
What I really wanna say I can’t define
Well, it’s love that I need
My soul will have to
Wait till I get back
To find a Heina of my own
Daddy’s gonna love one and all
I feel the break
Feel the break, feel the break
And I got live it up, oh yeah
Well, I swear that I
What I really wanna know, ah baby
What I really wanna say I can’t define
Got love, make it go
My soul will have to
What I really wanna say, ah baby
What I really wanna say is I’ve got mine
And I’ll make it
Oh, yes I’m coming up
Tell Sanchito that if
He knows what is good for him
He best go run and hide
Daddy’s got a new .45
And I won’t think twice to stick
That barrel straight down Sancho’s throat
Believe me when I say that I got
Something for his punk ass
What I really wanna know, ah baby
What I really wanna say is there’s just one
Way back, and I’ll make it, yeah
My soul will have to wait
Qual é a temática geral de Santeria?
Santeria é uma música sobre coração partido e subsequente desejo de vingança. O eu lírico acaba de ser trocado por outro homem e não está conseguindo lidar tranquilamente com a perda de sua mulher. Pelo contrário, planeja vingar-se.
Um elemento interessante na música são os termos de origem latina que aparecem a todo tempo: santeria, heina, sancho. Isso se dá porque a banda é original de Long Beach, no sul da Califórnia, onde há grande incidência de latinos.
Outro elemento importante está exposto no videoclipe da música. Como o vocalista da banda, Jakob Nowell, acabou por falecer antes do lançamento do terceiro disco e antes que a banda conseguisse estourar nacionalmente, suas imagens foram inseridas postumamente. O vídeo retrata com fidelidade, ainda que com um tom burlesco, a história contada na letra.
Quais são as palavras ou expressões-chave que corroboram a temática proposta acima?
1. Santeria. O primeiro termo a ser explorado é de origem latina. Santeria refere-se a uma religião afro-cubana derivada do povo Yoruba. Na música, porém, parece ser aplicado mais como uma prática específica de feitiços e trabalhos espirituais, no contexto daquele que busca vingança. O eu lírico cogita esse tipo de trabalho, mas o descarta por não ter prática.
2. Crystal ball. Crystal ball vem a somar nesse sentido. Traduz-se como bola de cristal e é mais um elemento do universo espiritual que é considerado pelo eu lírico para pôr fim ao seu sofrimento. A bola, no caso, lhe permitiria ver o futuro, possivelmente confortaria o seu coração diante de uma imagem mais próspera de si mesmo.
3. Heina. Heina é um termo latino, derivado da palavra reina, que significa rainha. É usado no dia a dia para se referir à namorada ou mulher. É o título escolhido pelo eu lírico para se referir à mulher que o deixou.
4. Sancho. Sancho, por sua vez, ainda que seja também um nome próprio, é um termo usado para se referir a um homem que seduz a mulher de outro. Talvez o termo mais próximo que temos no português seja Ricardão. Na música, Sancho é o homem contra quem o eu lírico promete vingança.
5. To pop a cap in. Essa é uma expressão derivada do rap e hip-hop. Cap é uma referência a uma cápsula de munição. Pop significa estourar. Logo, a expressão como um todo significa dar um tiro em alguém. É assim que a ameaça do eu lírico é posta contra Sancho.
6. .45. Por fim, sua ameaça se faz mais séria e clara quando ele menciona ter comprado um .45. Ele refere-se a um revólver ou pistola de calibre 45. Essa arma é conhecida por conter projéteis maiores e mais pesados, que podem causar maiores danos do que outros. O modelo Colt M1911, por exemplo, que contém munições desse calibre, foi a arma de confiança dos militares americanos por décadas.
7. Soul. Portanto, trata-se de uma música sobre perda e tentativa de reparação. Essa reparação, no entanto, na forma como está prevista, requer que o eu lírico sacrifique sua alma, soul. Nesse contexto, ele termina a música dizendo que sua alma terá de esperar; ou seja, ele irá pensar sobre a salvação do seu próprio espírito mais tarde. No momento, ele está completamente cego pelo desejo de vingança.
Gostou?
Aprender com música é muito mais fácil, não é? Recomende a sua música favorita, faremos o possível para incluí-la em nosso Play by Ear.