Play by Ear! Aprenda inglês com a música You Only Live Once de The Strokes.

imagem

Canal oficial do Youtube
https://www.youtube.com/@thestrokes

Começamos fazendo uma leitura prévia da letra da música:

You Only Live Once

Some people think they’re always right

Others are quiet and uptight

Others, they seem so very nice

Inside they might feel sad and wrong, oh, no

Twenty-nine different attributes

Only seven that you like, oh-oh

Twenty ways to see the world

And twenty ways to start a fight

Oh don’t, don’t, don’t get up

I can’t see the sunshine

I’ll be waiting for you, baby

‘Cause I’m through

Sit me down

Shut me up

I’ll calm down

And I’ll get along with you

Oh, men don’t notice what they got

Oh, women think of that a lot

One thousand ways to please your man

Not even one requires a plan, I know

And countless odd religions too

It doesn’t matter which you choose, oh, no

One stubborn way to turn your back

This I’ve tried and now refuse

Qual é a temática geral de You Only Live Once?

A música é claramente uma crítica aos tempos em que vivemos, nos quais tudo é motivo para brigas e discussões. A cada dia nos tornamos mais intolerantes com relação às diferenças, nossas características inatas ou decorrentes de escolhas, nossas posições religiosas ou políticas. O eu lírico assume, portanto, um tom crítico a esse comportamento e propõe ao longo da canção maneiras de sermos melhores uns com os outros; afinal, segundo ele, só temos este tempo na vida (You Only Live Once) para fazermos contar e sermos felizes.

O videoclipe, por sua vez, corrobora esses conceitos. Os músicos são apresentados dentro de uma câmara de paredes metálicas e hermeticamente fechada. Ao passo que começam a tocar, um líquido preto viscoso adentra esse ambiente. Conforme avançam na canção, o líquido vai preenchendo o espaço, e sobe até submergir os músicos. É uma imagem que podemos comparar com a passagem do tempo, que é irreversível. Por isso, devemos aproveitar nosso tempo enquanto o temos.

Quais são as palavras ou expressões-chave que corroboram a temática proposta acima?

1. Uptight. A primeira estrofe dedica-se a mostrar como as pessoas são diferentes e como aparências podem enganar. Por exemplo, ainda que alguns pareçam muito legais, podem esconder tristezas e incertezas. Nessa estrofe é usado o termo uptight, que significa reprimido/a, tenso/a, irritadiço/a. Surge como um contraponto às pessoas que talvez sejam mais expansivas.

2. Attribute. Na segunda estrofe, o termo attribute é usado. Significa atributo, característica. Segundo o eu lírico, os atributos de cada pessoa, ao invés de diferenciá-las e realçá-las meramente como diferentes tons de uma mesma paleta, geram constantes cizânias. Não estamos prontos para lidarmos com nossas próprias nuances.

3. To be through. No refrão, fica claro que o eu lírico propriamente reconhece ter errado nesse quesito. Precisa sentar-se, calar-se e acalmar-se, e está disposto a fazê-lo: “’Cause I’m through.” A expressão pode ser traduzida como Para mim chega! Estou farto!

4. To get along with. O refrão é finalizado com o seguinte verso: “And I’ll get along with you.” To get along quer dizer entender-se, dar-se bem. Trata-se de uma proposta de paz a partir do entendimento de que brigas bobas não levam a lugar nenhum.

5. To please. O verbo please pode ser traduzido como satisfazer, agradar. É um verbo corriqueiro e tem importância no contexto da música. O eu lírico diz que satisfazer um homem é muito simples, não exige grandes planos. Talvez esteja implicando que, para que um casal seja feliz, basta que foquem nas pequenas coisas do dia-a-dia, que sejam bons uns com os outros.

6. Stubborn. Stubborn significa teimoso/a, cabeça dura. É usado na última estrofe para caracterizar a maneira como, segundo o eu lírico, os religiosos têm se comportado. São religiões incontáveis e estranhas que servem um propósito destoante daquele que pregam.

7. To turn one’s back. E o que os faz teimosos é o fato de que rejeitam seus irmãos por diferenças filosóficas. A expressão to turn one’s back denota dar as costas, rejeitar, abandonar. O eu lírico fala com experiência, por ter tentado esse caminho. Hoje nega-o.

Gostou?

Aprender com música é muito mais fácil, não é? Recomende a sua música favorita, faremos o possível para incluí-la em nosso Play by Ear.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.